Coma Isso e Nunca Mais Terá Problemas no Coração

Problemas no Coração está se tornando muito comum, então Coma Isso e Nunca Mais Terá Problemas no Coração. O coração é um dos órgãos mais merecedores de atenção e cuidados em nosso corpo, e resguardá-lo é manter saudáveis também outras partes do organismo.

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7,6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.

A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil.

Coma Isso e Nunca Mais Terá Problemas no Coração

Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira alguns alimento para proteger seu coração:

Azeite de Oliva Extra Virgem

O azeite extra virgem é rico em gorduras boas e antioxidantes que aumentam o colesterol bom e reduzem o colesterol ruim, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir aterosclerose. Para incluí-lo na dieta, pode-se adicionar 1 colher de sopa do azeite por cima da comida no almoço e no jantar, e utilizá-lo para temperar salada ou fritar ovos, por exemplo.

Vinho Tinto

O vinho tinto é rico em resveratrol, um polifenol antioxidante que ajuda a reduzir problemas como doenças cardíacas, melhorar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. O resveratrol também está presente nas sementes e na casca de uvas roxas, estando também presente no suco integral de uva.

O ideal é consumir 1 taça de vinho tinto por dia, com cerca de 150 a 200 ml para mulheres, e até 300 ml para os homens.

Alho

O alho é usado há muitos séculos como alimento curativo, e seus principais benefícios são manter a saúde dos vasos sanguíneos durante o envelhecimento, ajudar no controle da diabetes e do colesterol, reduzir a pressão arterial, prevenir câncer de próstata e atuar como antifúngico.

Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras e ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir o colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação. Para absorver sua gordura, a linhaça deve ser consumida na forma de farinha, pois o intestino não consegue digerir a semente inteira. Também tem-se a opção de uar suplementos em cápsulas com o óleo de linhaça.

Quando se consome a semente toda, suas fibras permanecem intactas, ajudando a combater a prisão de ventre. A farinha de linhaça pode ser adicionada sobre frutas no café da manhã ou nos lanches, colocada em iogurtes, saladas e vitaminas.

Aveia

A aveia é um grão bastante rico em fibras, que ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e a glicemia, que é o açúcar no sangue. Essas fibras também estimulam o funcionamento intestinal e a manutenção de uma flora saudável, o que é essencial para prevenir doenças como câncer e melhorar a circulação sanguínea.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir de 1 a 2 colheres de aveia por dia, que pode ser incluída em vitaminas, saladas de frutas, mingaus ou receitas de bolos e biscoitos.

Tomate

O tomate é muito rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes que atua no organismo melhorando a circulação e prevenindo problemas graves, como câncer e aterosclerose. O licopeno está disponível principalmente quando o tomate é aquecido, como é o caso dos molhos de tomate, por exemplo.

Usar o tomate na alimentação é muito fácil, pois ele se encaixa em diversos tipos de saladas, cozidos, sucos e molhos, combinando com praticamente todos os tipos de pratos.

Sardinha, Atum e Salmão

A sardinha, o atum e o salmão são exemplos de peixes ricos em ômega-3, nutriente que está presente na gordura dos peixes de água salgada. O ômega-3 é uma gordura boa que ajuda a regular os níveis de colesterol, melhorando o colesterol bom e ajudando a prevenir aterosclerose.

Além disso, ele também reduz a inflamação do organismo como um todo, e esses peixes devem ser incluídos na alimentação pelo menos 3 vezes por semana.