Quando Você Souber, o que o Hortelã Faz Pela Sua SAÚDE! Você Não Vai Parar de Tomar!!

A hortelã é uma erva bastante popular, estando presente em balas, chicletes, drinks como o mojito, e em diversos cosméticos. Mas você conhece os poderes dessa plantinha? A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Se ingerida ou apenas inalada, a hortelã proporciona muitos benefícios. Segundo estudo da University of Maryland, nos EUA, a hortelã tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

De acordo com um recente estudo da Wheeling Jesuit University, o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção, e até mesmo memória.

Quando Você Souber, o que o Hortelã Faz Pela Sua SAÚDE! Você Não Vai Parar de Tomar!!

Benefícios da hortelã e para que serve o chá de hortelã

Evita a Má Digestão

A hortelã ajuda na digestão, porque reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão dos nutrientes. Além disso, a planta é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos.

Alivia os Sintomas da Asma e Outros Problemas Respiratórios

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber chá de hortelã pode ser bem útil para aliviar os sintomas. Asmáticos devem adicionar hortelã em suas inalações e também beber um pouco de chá. Para facilitar a respiração instantaneamente, adicione cerca de cinco folhas de hortelã em um pouco de água quente e inale.

Alivia Coceira e Irritações da Pele

A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Por isso pode ser utilizada para aliviar coceiras. Quando aplicada topicamente, a hortelã tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.

Melhora a Saúde Bucal

A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo ela é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito.

Ajuda a Emagrecer

A hortelã é um grande aliado para quem quer emagrecer. Ela dá a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras. Uma boa dica para terminar a refeição principal e se dar por satisfeito(a), o indicado é tomar uma xícara de chá de hortelã. A erva ainda atua como diurético, reduz a presença de açúcares e calorias vazias no nosso organismo, dissolvendo-os.

Redução de Dores de Cabeça e Náuseas

Se você sofre com esses desconfortos, então ficará feliz em saber que as folhinhas de hortelã podem ser convenientes para a redução dessas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzidas com a ajudinha da hortelã, reduzindo impactos sobre o estômago.

Esse benefício é demonstrado não só no consumo das folhinhas, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor menta que são degustados nessas ocasiões. Sendo apontada como funcional para a redução de dores de cabeça, as folhinhas de hortelã também podem ser esfregadas na região da testa, sendo representativas para a redução de inflamações, enxaquecas, com efeito calmante.